Dia: 13/05/2021 – Horário: a partir das 14h30 – Online: Canal Youtube do SIBi UFSCar

SIBi UFSCar: Direitos autorais – considerações sobre o uso legal e ético da informação

PARTICIPEM!!!

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar está organizando o evento:

Direitos autorais – considerações sobre o uso legal e ético da informação.

No cenário atual, esse tema interessa não só aos bibliotecários como também aos docentes que se encontram na modalidade de ensino não presencial. O uso intenso do meio digital mudou a forma de criação, acesso e uso da informação. Da mesma forma, o interesse nos direitos autorais tornou-se crescente, à medida que as novas possibilidades oferecidas pelo meio digital geram dúvidas sobre o que pode ou não ser feito em relação à informação. Nesta live, os direitos autorais serão abordados sob o ponto de vista legal e ético da informação. No aspecto legal, serão apresentados alguns tópicos sobre a legislação de direitos autorais e suas limitações e exceções, assim como assuntos relacionados, a exemplo de direitos autorais no ambiente eletrônico, as licenças Creative Commons e os Recursos Educacionais Abertos (REA). No aspecto ético, serão apresentados tópicos como autoria, plágio, revistas predatórias e boas práticas científicas.

Convidado:
Eduardo Graziosi Silva:
Bibliotecário pela UFSCar, doutorando e mestre em Ciência da Informação pela UNESP–Marília e Chefe da Seção de Atendimento ao Usuário da Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes (EESC-USP)
Profa. Dra. Ariadne Chloe Furnival (Departamento de Ciência da Informação UFSCar): mediadora do evento.

Data: 13/05 (quinta-feira),
Horário: partir das 14h30.
Online: Canal Youtube do SIBi UFSCar

As inscrições estão disponíveis aqui.
O evento será com transmissão ao vivo através do
Canal Youtube do SIBi UFSCar

*Haverá emissão de certificados e intérprete de Libras